Archives for Blog

Sete práticas para gerenciar melhor sua equipe

Algumas práticas são capazes de ajudar a tornar a gestão de equipes uma tarefa mais simples e chegar a resultados melhores; confira quais são

a6n30jqi47t8muaq27zphjt91

Comandar equipes que trabalham diariamente no mesmo espaço físico, com contato direto e pessoal, é um desafio muito grande. Mesmo que você acompanhe de perto todas as etapas do trabalho, algumas situações vão sair do controle, pois é inevitável que surjam imprevistos ao longo da jornada de um líder.

No caso de quem é responsável pela coordenação de uma equipe de campo, estas situações que fogem do planejado são ainda mais comuns, pois os funcionários nem sempre estarão ao seu alcance. Na verdade, o ideal é justamente o contrário, ou seja, que eles estejam justamente em campo na maior parte do tempo. Além disso, nem sempre é possível fazer a comunicação de maneira direta, o que dá margem para desentendimentos e possíveis erros.

Read more

Turistas também terão que fornecer senhas, contatos e redes sociais aos EUA

Os Estados Unidos devem mesmo estender a política de ‘extreme vetting’, algo como ‘verificação extrema’, mesmo para turistas que vão ao país a passeio, segundo indica reportagem publicada nesta quarta, 4/4, pelo Wall Street Journal. Ou seja, qualquer viajante estará sujeito a abrir os contatos em smartphones, senhas de redes sociais e registros financeiros, além de responder a questionamentos sobre ideologia.

Read more

Contratar gente ruim é fácil, basta seguir estas cinco regras

Parece brincadeira, mas muitas empresas erram no básico na hora de montar suas equipes

Não vou perder seu tempo explicando como ter as pessoas certas dentro da sua empresa faz a diferença, isso você já encontrou por aí. O fato é que o cenário de negócios atual está cheio de incertezas e mudanças, e organizar uma equipe para navegar por esses mares é o que vai garantir que você veja seu sonho virar realidade. Nas próximas linhas explico como você faz para enxotar os melhores candidatos do seu processo seletivo e dificultar muito qualquer plano legal para seu projeto.

Read more

Contas bancárias 100% abertas por smartphones devem chegar a oito milhões no Brasil

smartphone

Os bancos brasileiros atingiram, em 2016, um volume superior a 2 milhões de contas bancárias 100% abertas por dispositivos móveis. Desde outubro, há uma média diária de 10 mil contas abertas por smartphones, que vem se mantendo nos primeiros meses de 2017. Os dados são de um estudo feito pela M2sys, empresa especializada em plataformas e serviços de processamento de transações por documentos digitais na América Latina.

O levantamento é uma projeção da própria M2sys, empresa especializada em serviços de documentação digital para vários tipos de empresas, universidades, seguradoras, corretoras de seguro, imobiliárias, bancos, supermercados e órgãos de governo. Os dados do levantamento foram obtidos com base em informações divulgadas pelos principais bancos tradicionais e dos novos bancos de varejo “sem agência”, além de dados do Banco Central.

Uma das vantagens do sistema é que os usuários não necessitam digitar grandes quantidades de dados, bastando capturar a imagem dos documentos exigidos através da câmera do celular. Com este tipo de serviço para bancos, a M2sys ampliou consideravelmente o volume de documentos digitais processados em sua plataforma, atingindo em 2016 o montante de 200 milhões de documentos, o que eleva para mais de 1 bilhão o total de transações processadas pela empresa via imagem nos últimos 10 anos.

Read more

86% das empresas brasileiras operam com pelo menos uma irregularidade

Quantidade de documentos, taxas, alvarás e também a queda no faturamento são causas

lasku.jpg.600x335_q85_crop_detail

Lindolfo Paiva tem uma rede de franquias com 77 unidades. Para dar conta da documentação e dos impostos, contratou três escritórios de contabilidade e montou um departamento jurídico. Mas, na semana passada, soube pela reportagem do ‘Estado’ que sua empresa estava operando de maneira irregular, segundo apontamentos no site da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo.

“Não consigo imaginar onde ou como estou devendo”, afirma. “Não acho que seja (falta de pagamento de) imposto. Deve ser algum papel que a contabilidade deixou de entregar”, explica ele, que diz sempre participar de licitações e, para evitar problemas, retirar pelo menos duas vezes por ano certidões negativas de débitos. “Mesmo assim, algumas vezes eu quase perdi o prazo porque foram apontados débitos que, como agora, não sabíamos explicar.”

Segundo pesquisa da FGV-SP, Lindolfo Paiva não é exceção, mas regra. A quantidade de documentos, alvarás, taxas e também a inadimplência motivada pela queda no faturamento das empresas, consequência da recessão econômica, fazem com que 86% das quase 18 milhões de empresas brasileiras ativas tenham pendências com os órgãos de fiscalização municipais (secretarias da Fazenda), federais (Receita Federal) ou com o FGTS. A fiscalização estadual não entrou na pesquisa.

Read more

As multas, o fisco e o contribuinte

A preocupação dos empresários com relação as pesadas multas que o Fisco aplica aos contribuintes vem aumentando desde o início de 2017.
1
Isso se deve por conta da aprovação da medida provisória 765/16, que cria um “bônus de eficiência” para os auditores-fiscais. Com isso a preocupação maior é que cada vez mais empresas venham a ser notificadas, e penalizadas, e que se crie uma “indústria da multa” no Brasil.
Para o Fisco é muito bom, pois aumenta a arrecadação, e para os fiscais também, que ganham o bônus, mas para as empresas isso é péssimo. As empresas no Brasil precisam se recuperar da crise, e é as empresas que tem de receber incentivos do governo, e não incentivar a prática de multas sobres as empresas. Esse bônus de eficiência foi criado no momento errado, pois vai dificultar o crescimento das empresas e com isso o desenvolvimento econômico do país.
Durante o mês de Janeiro empresários se reuniram junto a senadores para discutir o assunto, mas o governo defende que o bônus de eficiência não visa o aumento da quantidade de multas que as empresas sofrem, e sim que está é uma forma encontrada para aumentar a eficácia nas fiscalizações.
Read more

Saiba como diminuir risco de fraudes no ambiente corporativo

As empresas estão suscetíveis à fraudes e alguns tipos de irregularidade, mas existem diversas medidas que podem reduzir estes riscos; saiba quais são

0690b3m10kpfyf82tq15ip49q

O ambiente corporativo está sempre suscetível à fraudes e irregularidades. É possível, no entanto, aplicar algumas medidas a fim de diminuir estes riscos, evitando que as empresas tenham maiores prejuízos.

De acordo com Cynthia Catllet, diretora da área de Prática de Investigações e Riscos Globais da FTI Consulting, cada empresa deve customizar as iniciativas de acordo com sua realidade. Pensando nisso, a especialista listou três medidas para prevenção no ambiente corporativo . Confira:

 

1) Criação de uma cultural corporativa

O ambiente da empresa precisa reflitir os valores éticos e morais almejados e prepare os funcionários através de cursos e capacitação para seguir, respeitar e disseminar esses princípios.”Outro ponto imprescindível é o que chamamos de “tone at the top”, no qual a alta administração é o exemplo e o grande apoiador no desenvolvimento e implementação das diretrizes”, ressalta Cynthia.

Read more

Erros de gerentes ruins que afastam bons funcionários

Gerentes tendem a jogar a culpa de seus problemas em tudo e em todos, ignorando o cerne da questão: as pessoas não deixam empregos, elas deixam gerentes

artigo_102277

É incrível quantas vezes você escuta gerentes reclamando sobre seus melhores funcionários estarem deixando seus trabalhos, e eles realmente têm motivo para reclamar – poucas coisas são tão caras e atrapalham tanto como uma boa equipe indo embora.

Gerentes tendem a jogar a culpa de seus problemas em tudo e em todos, ignorando o cerne da questão: as pessoas não deixam empregos, elas deixam gerentes.

O triste é que isso pode ser facilmente evitado. Tudo o que é necessário é uma nova perspectiva e algum esforço extra por parte do gestor.

As organizações sabem o quão importante é ter funcionários motivados e engajados, mas a maioria não consegue responsabilizar os gerentes para que isso aconteça.

Quando não sabem, a linha inferior sofre.

Read more

Contra fraudes no Imposto de Renda, Fisco investiga redes sociais e usa até espiões

Fiscalização visa identificar se gastos de um contribuinte sob suspeita estão de acordo com a renda declarada por ele. Prazo para declaração do IR começou em 2 de março e segue até julho.

b7f7eccb9b6f903e7b5f9a16dd4b4500

Investigação em redes sociais de contribuintes sob fiscalização, uso de inteligência artificial e até arapongas (espiões). Essas são algumas das armas do arsenal à disposição da Receita Federal para identificar fraudes no Imposto de Renda e evitar outras formas de sonegação.

No caso do Imposto de Renda, cuja temporada de declaração começou em 2 de março e se estende até o final de abril, a Receita vem utilizando cada vez mais a inteligência artificial. Com essa ferramenta, os próprios computadores sugerem formas diferentes de cruzamento de dados para identificar casos suspeitos de fraude.

“O sistema aprende com o próprio conjunto de dados que é oferecido. Ele te traz todos os padrões, inclusive aqueles óbvios. Cabe ao fiscal filtrar o que é um padrão óbvio e um de interesse. Você usa a inteligencia fiscal da Receita olhando para aqueles padrões”, informou Juliano Brito da Justa Neves, subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal.

Os casos que fogem desses padrões definidos pela Receita (que podem ser os de moradores de um mesmo bairro ou de pessoas que exercem uma mesma profissão, por exemplo), são separados para uma apuração mais detalhada.

Redes sociais

De acordo com Flavio Vilela Campos, coordenador-geral de Fiscalização do órgão, há um investimento grande em inteligência artificial. Uma vez identificado um possível sonegador, o Fisco vai atrás de mais informações e, para isso, pode procurar por informações até nas redes sociais dos contribuintes.

“Na fiscalização, já é muito comum abrir o Facebook do sujeito, do filho do sujeito. Hoje é mais um critério depois que está sendo fiscalizado”, disse Campos.

Segundo ele, o procedimento visa identificar se os gastos de um determinado contribuinte estão de acordo com a renda informada por ele na declaração de IR, além de procurar por patrimônio não declarado.

Por exemplo: um contribuinte que posta nas redes sociais fotos de viagens caras, ou que demonstra posse de um bem, como carro ou barco, que, pela declaração apresentada, ele não teria condições de comprar.

Arapongas

Por fim, o Fisco também têm servidores disfarçados, conhecidos como “arapongas”, que costumam atuar quando já há um procedimento de fiscalização aberto contra um contribuinte suspeito de fraude. Os espiões ficam lotados na Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação (Copei).

“A área de inteligência da Receita faz esse trabalho de busca com alguns critérios esse tipo de araponga. Ele vai na rua porque tem algum elemento. Nesse trabalho da Lava Jato, a gente tem”, disse Campos.

Segundo ele, os arapongas costumam buscar “laranjas”, ou seja, pessoas que atuam em nome de outros, geralmente escondendo patrimônio.

“Cada dia menos você fiscaliza o indivíduo. Mas eu vou ao redor dele. O araponga pode ir lá, a inteligência, vai onde ele mora, frequenta os lugares onde ele frequenta, que voce descobre quem que é o laranja dele”, disse.

“Tem que achar onde ele [fraudador] põe o patrimônio. Não deixam nada no nome deles, é tudo no nome dos outros”, disse o coordenador de Fiscalização da Receita Federal.

Fonte: G1

Read more

Bill Gates acredita que máquinas que substituem humanos precisam pagar impostos

O fundador da Microsoft e atual filantropo em tempo integral, Bill Gates, afirmou em entrevista recente que ele acredita que é necessário recolherimpostos de máquinas que substituem o trabalho humano para se manter uma economia sustentável.

bill-gates-maquinas-impostos_chamada

Neste momento, o trabalhador humano que gera, digamos, US$ 50.000 de valor de trabalho numa fábrica, essa renda é taxada e você tem o imposto de renda. Taxa de seguro social, essas coisas. Se um robô faz a mesma coisa, você imaginaria que nós taxaríamos o robô num nível similar.”

Gates argumenta que substituir o trabalho humano por algumas máquinas não é um problema em si. Ele acredita que os robôs podem realizar os trabalhos básicos liberando mão-de-obra pras áreas em que a interação humana seria indispensável, como no cuidado de idosos, de crianças com necessidades especiais ou reduzindo o tamanho das salas de aula, por exemplo. Mas para que isso seja possível, seria necessário manter o recolhimento de impostos dos níveis mais básicos, sendo cobrados pela posse das máquinas em questão.

As pessoas deviam estar resolvendo isso. É muito mau que as pessoas em geral têm mais medo do que a inovação vai fazer do que elas têm entusiasmo. Isso significa que elas não vão modelar isso para as coisas positivas que ela pode fazer.

Read more

Fazenda alerta para risco no uso de aplicativos para acesso à NF Paulista

Consumidores devem acessar informações sobre créditos e prêmios diretamente no site do programa

A Secretaria da Fazenda está alertando os consumidores do programa Nota Fiscal Paulista que utilizam aplicativos fornecidos por terceiros para acessar os dados da conta corrente. Os usúários correm riscos potenciais que devem ser evitados.

A Secretaria não recomenda a utilização dessas ferramentas, que podem funcionar como fonte de captação de informações pessoais do consumidor, monitorar seu padrão de consumo e montar cadastro para venda no mercado e possíveis fraudes.

Ao acessar o sistema por meio destes aplicativos o consumidor digita senha e CPF, inserindo em um banco de dados externo informações que são vitais para garantir o sigilo de seus dados no sistema da Nota Fiscal Paulista, o que permitiria acesso direto à sua conta, expondo o usuário ao risco de efetuarem alterações irregulares e indesejadas no seu perfil.

A Secretaria da Fazenda não disponibiliza nenhum tipo de aplicativo (app) da Nota Fiscal Paulista para smartphones ou tablets e orienta os consumidores a efetuar o acesso ao site do programa apenas por meio do endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br sempre que for consultar qualquer informação relativa aos créditos e prêmios dos sorteios mensais.

Do Portal do Governo do Estado

Read more

Sabe quem será seu chefe na nova economia digital?

Ele tem menos de 20 anos. Daqui a 15 anos, ele estará abaixo dos 35. E você? OK, agora você está se sentido velho (eu também!). Mas a idade em si não muda nada. Como – e o que você pensa – sim.

image002 (3)

Este jovem pensa de outra forma. Ele não está tão preocupado com protocolos e horários, ele entende que focar em um só assunto é perda de tempo, e que a vida é aqui e agora. Aposentadoria, segurança, planejamento de 10 anos? Esqueça.

Mas quando nós tínhamos menos de 20 anos, também pensávamos assim, correto? Sim, nós mudamos com a maturidade, com a experiência. E isto acontecerá com eles também. Hum…negativo!

O principal motivo é que estes jovens vivem em outro ambiente, um novo mundo. Um mundo onde a parte física é complementar à parte digital. Aprender a dirigir um carro talvez não seja uma “grande coisa” (eu aprendi em uma Brasília VW 1978, era o máximo!). No caso deles, não haverá motorista, e eles sabem disto.

Os relacionamentos continuarão a crescer por mídias digitais, onde o simples “olhar uma pessoa usando uma lente de contato digital” possibilitará convidar esta pessoa para sua rede digital, e acessar a vida dela, online. E, é claro, poderemos fazer comida gourmet em casa, usando impressoras 3D e assinando eletronicamente receitas online de grandes Chefs. E, quando estiver doente, ir fisicamente ao médico será muito raro, pois teremos a realidade aumentada para que o médico nos examine virtualmente, com diagnósticos auxiliados por sensores em nossas roupas e corpo.

Read more

App permite verificação de pendências jurídicas ou criminais em SP

Um aplicativo para celulares do Governo do Estado de São Paulo facilita a consulta ao Atestado de Antecedentes Criminais, documento que certifica se a pessoa tem alguma restrição na Justiça.

55985-Renovação-CNH-Poupatempo-SP-1

Para fazer a consulta, basta procurar na loja de aplicativos do celular o ‘SP Serviços’, que reúne vários serviços eletrônicos estaduais. O Atestado de Antecedentes Criminais, documento exigido em processos de contratação profissional ou para visita a presídios, certifica se a pessoa tem a ficha limpa, isto é, se não tem nenhuma restrição judicial.

O documento também pode ser consultado e impresso pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou nos totens de autosserviço do Poupatempo, instalados nos 19 maiores postos do programa no Estado de São Paulo (confira a lista abaixo).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, as unidades prisionais do Estado aceitam os modelos de Atestado de Antecedentes Criminais impressos na folha amarela das máquinas de autosserviços do Poupatempo ou na folha branca do modelo digital emitidos pela internet. O Atestado de Antecedentes Criminais não expõe a ficha pessoal do cidadão, mas apenas apresenta uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico-criminais.

Read more

Apenas um em cada sete brasileiros atualiza software do roteador

O roteador é o principal ponto de acesso dos hackers aos dispositivos conectados das casas de usuários, de acordo com a Avast, líder global em produtos de segurança digital para consumidores e empresas.

roteador_wireless_di-524_-_d-link

Nos últimos meses, a empresa examinou mais de 4,3 milhões de roteadores no mundo inteiro e descobriu que 48% deles têm algum tipo de vulnerabilidade de segurança.

“Laptops, smartphones, câmeras de segurança e TVs conectam-se à internet e à rede local por meio de um roteador. Portanto, toda exposição a riscos cibernéticos na casa acontece por meio do roteador, que é essencialmente o porteiro para a rede doméstica”, explica Ondrej Vlcek, CTO da Avast Software. “Se o roteador está enfraquecido por uma vulnerabilidade, cibercriminosos podem entrar na rede local da casa e atingir outros dispositivos potencialmente vulneráveis conectados a ela, sejam tablets ou geladeiras”, completa.

No Brasil, a Avast realizou a pesquisa com mais de mil clientes, e constatou que só um em cada sete brasileiros já atualizou o software do seu roteador, e só 7% entraram na interface administrativa mensal ou semanalmente para verificar se havia uma atualização disponível.

Read more

Imóveis para renda: como pagar menos imposto

image002 (2)

Sou leitor do Valor e estou com algumas dúvidas. Eu e minha esposa somos funcionários públicos. Temos filhos menores, possuímos imóveis e veículos quitados em nome próprio. 

Estamos planejando a compra de imóveis para renda, comerciais para fins de aluguel. Minha dúvida é se devo constituir uma Pessoa Jurídica para adquirir os imóveis para fins de locação. Em caso positivo seria vantajoso colocar todos os bens na PJ para fins sucessórios?”

Janser Rojo, CFP, responde:

Parabéns ao leitor pela disciplina que demonstra em relação às finanças. Este conjunto de conquistas no patrimônio já demonstra um ótimo controle do fluxo de caixa da família que é a base para o Planejamento Financeiro.

A concentração dos investimentos em imóveis leva a atenção para alguns pontos:

Read more

A internet sabe tudo de você

Expostos nas redes sociais e indefesos ao divulgar seus dados, usuários perdem a privacidade e correm sérios riscos.

whatsapp

Quem assistiu ao seriado Black Mirror, sucesso de audiência da Netflix, e considera os episódios que dissecam a sociedade contemporânea e as consequências imprevistas das novas tecnologias demasiado fantasiosos e improváveis para a nossa realidade, pode repensar a respeito.

As informações pessoais de todos os brasileiros estão expostas e à venda. Na semana passada, foi descoberta uma quadrilha que oferece por R$ 4,8 mil um HD de 425 gigabytes com os dados da Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Exército e até das polícias Civil e Federal com as informações da população do País.

A sede do esquema, que existe há 15 anos e abastece os ambulantes do Centro de São Paulo, fica na cidade de Teresina, no Piauí.

Todos os dias, o grupo envia cerca de 350 milhões de e-mails e oferece o produto, que é despachado via Correios. Um dos integrantes da quadrilha disse que “se esses dados forem utilizados por criminosos podem se tornar uma bomba-relógio”. Não há na legislação brasileira o crime de furto de dados. “Ele é enquadrado na esfera civil, não na criminal”, diz Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em crimes digitais. “A criminal penaliza a forma como fizeram para conseguir os dados, se foi invasão de um dispositivo ou quebra de sigilo, ou o que será feito com aquela informação, se haverá chantagem.”

Read more

Indenização ao funcionário por corte de horas extras gera alerta aos empresários

Especialistas sugerem alternativas para quando houver necessidade de jornada extra

image002

Uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) obrigou uma empresa a indenizar um ex-funcionário por ter reduzido a quantidade de horas extras trabalhadas por ele. O veredito anulou cláusula existente em convenção coletiva que isentava a companhia do pagamento, por considerar que a diminuição das horas extras – já habituais para ele – gerou prejuízo econômico ao funcionário, o que justificaria o pagamento de indenização.

Para a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apesar de o acórdão não ter sido publicado na íntegra ainda, na prática, essa decisão é negativa.

A razão é que, para as empresas em geral, a partir do momento em que houver uniformização desse entendimento pelo TST, cláusulas de normas coletivas que estabeleçam a dispensa da indenização pela supressão de horas extras habituais poderão ser anuladas.

Segundo a assessoria técnica, é uma decisão injustificável por qualquer ângulo que se analise e é por tais posicionamentos que a FecomercioSP propõe a modernização da legislação trabalhista.

Read more

Distribuição de Lucros e Dividendos

A obtenção de lucro é um dos principais objetivos de toda e qualquer empresa. Isso não é novidade, mas há um ponto em comum que pode atrapalhar boa parte delas: o achar que dinheiro parado na conta do banco significa lucro.

 pro-labore

Seguramente, o lucro pode ser medido somente a partir de demonstração contábil e com balancetes periódicos, sempre acompanhados e elaborados por um profissional da contabilidade. Desta forma, as distribuições de lucros ou de dividendos, respectivamente denominações utilizadas por sociedades limitadas e anônimas, podem ser mais bem planejadas e realizadas com responsabilidade.

 Vale lembrar que essas distribuições são a remuneração dos sócios por conta de seus investimentos, diferente do pró labore que é por seu trabalho. A saúde fiscal da empresa está intrinsecamente ligada com a vida dos envolvidos. E antes de qualquer observação sobre as possibilidades de se realizar tais distribuições e quais tributações fazem parte do processo, é necessário portanto que se confirme a existência do lucro.

 Com o lucro comprovado, algumas perguntas surgem e trazemos aqui suas respostas. Há uma diferença entre quem é tributado pelo Simples e quem é com base no Lucro Presumido (ou Arbitrado).

 

Read more

O que é Ransomware – o vírus sequestrador

Ransomware é vírus com mecanismo baseado em extorsão digital e trata-se de um golpe que vem crescendo muito nos últimos 2 anos, pois os criminosos digitais criptografam os dados da vítima e depois exigem altos valores para resgate.

 worldwar-ransomware-1

Seus arquivos (imagens, documentos, planilhas, pdf, aplicativos dentre outros) ficam inacessíveis após a contaminação e você não podem mais acessar nada! Tal contaminação já gerou milhões de dólares de prejuízo no mundo todo, onde empresas chegam a fechar por não ter mais acesso a seus dados.

 

Devo pagar pelos meus dados?

Como usuários e empresas valorizam suas informações, muitos estão dispostos a pagar para obtê-los de volta. Não recomendamos o pagamento, pois pagar o resgate não vai garantir que seus dados serão decodificados, pois muitos oferecem falsas soluções, agravando o problema em questão.

Read more

Suspeitos aplicam golpes com falsos aplicativos da Nota Fiscal Paulista

Cadastros pedem dados pessoais como documentos e renda salarial. Secretaria da Fazenda alerta que não solicita informações por mensagens.

 nota-paulista-2

Golpistas estão usando falsos aplicativos da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para roubar dados dos contribuintes da Nota Fiscal Paulista. Os fiscais alertam que a Fazenda não envia e nem solicita dados pessoais por mensagens. Supostos aplicativos disponíveis para celulares e tablets estão enganando muitas pessoas que procuram o serviço do programa Nota Fiscal Paulista. Nestes falsos cadastros são pedidas informações como documentos pessoais e renda salarial.

Ao preencher os falsos cadastros, o usuário está divulgando dados que podem ser usadas para monitorar seu padrão de consumo. O agente fiscal da Secretaria da Fazenda, Hélio Monteiro, alerta para essa fraude. “A Secretaria da não solicita nenhum tipo de informação por meio de aplicativos. O único portal seguro é o nosso site oficial”.  Algumas vítimas já procuraram ajuda depois de caírem na farsa, mas ainda segundo o agente, em caso de premiações, o sorteado é avisado para comparecer ao prédio regional da Secretaria junto de seus documentos.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2017/01/suspeitos-aplicam-golpes-com-falsos-aplicativos-da-nota-fiscal-paulista.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+26+de+janeiro+de+2017

Read more

Profissionais autônomos: quais os impostos a serem pagos?

Escritórios de Contabilidade são frequentemente acionados por profissionais autônomos em busca de orientações quanto aos impostos que devem ser pagos, já que são prestadores de serviço na condição de pessoa física e não jurídica, ou seja, não como empresa.

 Depositphotos_17358757_s

Eles não são funcionários de ninguém. Entretanto, ainda que pessoa física, por prestarem serviços e receberem por eles os profissionais autônomos estão sujeitos a alguns impostos. São eles:

INSS

Da contribuição previdenciária não teria como fugir, afinal quem não almeja um dia conquistar a aposentadoria?

Para se ter esse direito ao atingir a idade mínima estabelecida pelo Governo Federal ou a um auxílio-doença e outros benefícios, se necessários, o profissional autônomo deve deduzir sua contribuição previdenciária com uma taxa calculada a partir do valor do recebimento e as faixas de contribuição estipuladas pela Receita Federal. O recebimento é vinculado ao Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

 

Read more

É seguro fazer transações financeiras com o celular em redes 3G ou 4G?

Ninguém aguenta fila de banco e muitos já se renderam às facilidades dos aplicativos, que permitem resolver boa parte das transações financeiras pelo celular. Mas você já parou para pensar se essas movimentações são seguras?

 image002 (1)

Se você estiver usando as redes de dados das operadoras, a resposta é: mais seguras que as redes Wi-Fi. É bom lembrar que nunca estamos totalmente seguros e sempre há uma troca de dados entre o seu celular e a rede em que você está conectado. Ou seja: suas informações, senhas e afins passam por um sistema que pode ser difícil ou não de ser invadido.

Especialistas ouvidos pelo UOL explicaram que, embora sejam consideradas seguras, as redes de dados das operadoras têm vulnerabilidades.Mas golpes por este caminho são custosos e requerem muito trabalho do criminoso, por isso não acontecem com muita frequência.

 

Como pode ser o ataquehttps://t.dynad.net/pc/?dc=5550001892;ord=1484920508095

Read more

Funcionário público pode ou não ter empresa?

A resposta é sim. Mas, como em toda a regra, há exceções. Então, se você está na condição de funcionário público é melhor que você leia este artigo e descubra tudo o que precisa saber para não perder seu cargo.

 1385507376

Ter uma empresa não é impedimento para assumir um cargo público, mas é preciso observar algumas exigências. De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor público federal é proibido de participar de gerência ou administração de qualquer tipo de empresa, exceto na qualidade de sócio, seja por cotas de sociedade limitada ou como proprietário de ações. Em outras palavras… Ser dono (sócio) de uma empresa pode. Você não pode tocar o negócio, ser o administrador, nem sozinho, nem em conjunto. Para tocar o negócio você precisa ter outro sócio responsável pela gestão, já que você ganha para ocupar seu tempo dando expediente no órgão público.

 

E se eu não tiver sócio?

No caso de empresário individual, não há para quem transferir a administração. Mas, é possível transformar a empresa individual em sociedade, mantendo o mesmo CNPJ. Na ausência de um sócio de capital, recomendamos o cônjuge, pai, mãe ou pessoa de extrema confiança, ainda que seja para ter uma cota de um centavo e menos de 1%, e em contrapartida, administrar o negócio para você.

Read more

Receita Federal reforça algumas dicas importantes para viajantes

Caso não declare e seja pego pela fiscalização o viajante irá pagar os 50% de imposto mais 50% de multa; ou seja, 100% (imposto mais multa)

O viajante que trouxer outros bens caracterizados como bagagem, cujo valor global exceda a cota de isenção, deve pagar imposto de importação, calculado à base de 50% do que exceder a cota de isenção por meio de documento próprio de arrecadação (DARF).

Também é importante lembrar que a Pessoa Física não pode importar bens com finalidade comercial. O viajante tem o direito de trazer sem cobrança de impostos bens do exterior no valor de até 500 dólares (via marítima ou aérea) ou 300 dólares (via terrestre), desde que caracterizados como bagagem (destinados a uso ou consumo pessoal do viajante ou para presentear).

Read more

Receita Federal lança serviço que permite atualizar dados do CPF pela internet

Outras novidades são os novos comprovantes de inscrição e a consulta cadastral em QR CODE

CPF

A Receita Federal (RFB) disponibilizará na próxima segunda-feira, 16 de janeiro, serviço gratuito de atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em seu sítio na Internet. O novo serviço ficará disponível 24h por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. O serviço poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. A RFB estima em cerca de 191 milhões os potenciais usuários desse serviço.

Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br. O atual serviço presencial de alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, há cobrança de tarifa de serviço no valor de até R$ 7,00.

Read more

Cadastro de NIS: o que é e como fazer?

Conhecido entre os brasileiros, o Número de Identificação Social (NIS) é uma inscrição atribuída aos cidadãos que têm — ou possam vir a ter — algum tipo de benefício em programas sociais, como Bolsa Família, Pronatec, entre outros.

image005

Além desses casos, ele também é atribuído a quem conquista seu primeiro emprego. Nesse caso, o número será validado ao PIS/PASEP, garantindo ao trabalhador seus direitos previdenciários e trabalhistas — como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS, entre outros. Via de regra, o PIS acaba se tornando uma inscrição NIS com as informações do colaborador que passa a ter vínculo empregatício. No post de hoje, vamos esclarecer algumas dúvidas referentes ao Cadastro de NIS — e quais benefícios ele garante para empregados e empregadores.

 

O que é o Cadastro de NIS

Nos últimos anos, milhares de brasileiros foram beneficiados com algum tipo de programa social. Para que esse direito realmente tenha validade e possa, de fato, gerar benefício, o Cadastro de NIS é indispensável. Adquirido através de um cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal, o Cadastro concede a participação em diversos projetos atualmente oferecidos pelo Governo Federal, como é o caso do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, entre uma série de tantos outros programas vinculados ao Governo.

Read more

Documentos com prazo de validade e como renová-los

Aproveite o início do ano para fazer um check list de todos os documentos que vão precisar de renovação nos próximos meses

wap-midia-indoor-identidade-rg-documento-1398194179101_615x300

Que tal aproveitar a virada do ano para checar se todos os seus documentos estão em dia e já se programar para renovar aqueles que venham a vencer nos próximos meses? O lembrete pode ser bastante útil para evitar que você seja pego de surpresa ou mesmo acabe tendo que “pagar caro” pelo descuido. Veja abaixo os documentos que você deve conferir:

RG

Embora a carteira de identidade não tenha validade, é preciso ficar atento ao seu estado de conservação. E, em casos de viagens ao exterior (para países do Mercosul apenas), o RG não pode ter mais do que 10 anos. Fique ligado porque companhias áreas, alfândegas, cartórios, serviços bancários, correios e até o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) costumam se recusar a aceitar o documento após esse prazo.

Read more

Como registrar a contratação dos funcionários do jeito certo

Veja os documentos necessários para contratar, com base nas informações exigidas pela legislação vigente para efetivar admissões de empregados.

 carteira-de-trabalho

Quais são os procedimentos para contratar um funcionário?

 Para efetuar a contratação de um empregado, a empresa (empregador) submete candidatos selecionados a uma determinada vaga ao processo de recrutamento – passando pela seleção e pela entrega da documentação, até a finalização da contratação com o efetivo registro do empregado.

 O fechamento da contratação se dá com o registro do empregado com as devidas anotações nos livros, fichas ou sistemas informatizados, podendo variar de acordo com o procedimento adotado pela empresa, bem como na Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado.

 

Read more